segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Montando uma Guitarra Jazzmaster HH




Fazia tempo que eu queria e ja planejava montar uma guitarra no estilo Jaguar/Jazzmaster... O problema foi sempre: Onde encontrar as peças ???

A principio seria uma Giannini Supersonic mesmo, eu pegaria apenas a madeira (corpo e braço) e depois a modificaria, colocaria uma captação de humbuckers HH ao invés dos classicos Singles SSS da gianóca, mas a idéia se deu por encerrada quando descobri o preço da tal Giannini Supersonic, achei muito caro e com certeza não seria um dinheiro bem gasto, pois com essa grana eu montaria algo muito melhor, a questão mesmo era esperar a oportunidade surgir...

Pesquisei também com alguns luthiers aqui de Curitiba, mas achei muito caro e inviavel para eu que sou pobre rsrsrs montar uma guitarra neste padrão, eu ja estava quase desistindo. Um dia de rolê pelo site mercado livre eu reparei em um anuncio que muito me chamou a atenção, um cara de Minas Gerais que faz corpos de guitarras seguindo os padrões fender e feitos em CNC, putz !!! Ja estava na hora de alguém fazer por nos guitarristas e a um preço acessivel, e com madeiras nacionais...

Outra idéia seria importar um corpo de uma Jaguar la da gringa, mas também achei muito caro. Cheguei até a buscar nas lojas as Squiers by Fender modelos Jaguar e Jazzmaster.. Acabei descobrindo uma coisa bem interessante e que até então eu não sabia, o braço da guitarra Jazzmaster é do mesmo comprimento de escala que o braço de uma guitarra stratocaster, com a medida de 25,5 polegadas. Enquanto que o braço da guitarra Jaguar é ligeiramente menor, medindo 24 polegadas, mas disso eu ja sabia.


O preço das Squiers no final das contas também sairia caro, eu tinha a certeza que conseguiria montar uma guitarra muito bacana e não gastaria aquele absurdo tudo de dinheiro. Obviamente que guitarra boa é cara, mas convenhamos que mais da metade do que pagamos é imposto, a outra metade é a fama da marca escrita no headstock da guitarra... 


Fender Jaguar HH Made in México... Estava na vitrine de outra loja na qual o vendedor foi muito bacana e atencioso e me deixou testar a guitarra por quase duas horas... ( Detalhe que depois disso foi mais uma hora tocando uma tele americana de quase 6 mil reais), e posso dizer... A Fender é até legalzinha, mas estava muito desregulada e ainda por cima estava com uma das chaves do plate fudida, simplesmente não estava funfando.. E o preço ?? Estava mais de 4 mil reais !!!

As Squiers achei muito bacana, a Fender México me decepcionou bastante e com certeza eu não pagaria 4 mil reais nela. Em outra oportunidade eu pude testar uma Fender Jazzmaster americana, nossa que guitarra fantástica !!! Plugada em um Fender Princeton... PQP que sonzeira massa :D

Esta estava a venda por quase 10 mil reais :(  um luxo para poucos infelizmente..


Sabendo que a escala da Jazzmaster é a mesma da strato, importei um braço padrão Fender stratocaster e comprei com o Adriano da RDC Guitars um corpo JM.

A madeira escolhida foi o freijo, pois tem um timbre bem equilibrado, lembra muito o Alder.


Eis o corpo como chegou :









Lixar, lixar e lixar... E depois de muito lixar foi a vez da seladora, depois continua lixa/seladora/lixa/seladora.... rsrsrs :p





Eis que o conjunto ja estava quase pronto a receber tinta:








O braço depois de uma "geral", ja pronto para ser montado.


A idéia a principio era uma guitarra preta havy relic...



 A primeira mão de tinta preta spray


O escudo, feito com uma placa de plastico.

O kit pronto :

A Guita montada, com os relics:









































Maldita tinta preta....

Eis que começou a ficar grudenta a tinta, depois de 1 semana.... Tentei passar um verniz por cima, mas o spray era uma bosta !!!

O verniz soltou a tinta e fudeu-se tudo...


Tive que lixar tudo e refazer tudo... PQP !!!







A cor escolhida : Um azul doido que  achei  rsrsrs








 Tarrachas japonesas :






A Guita Pronta :






















3 comentários:

  1. amigo, que tinta vc usou? ainda lembra a marca? tá tudo certo até hoje?

    ResponderExcluir
  2. Amigo consegue me passa o contato do rapaz que faz o corpo da guita?? Manda no email nando_claudio@yahoo.com.br parabens pela guita muito show to querendo montar uma jaguar pra mim

    ResponderExcluir