terça-feira, 18 de junho de 2013

Livro raro brasileiro







Eis o livro que gerou a inspiração para o nome da minha primeira banda em 2006 :













 Este livro é muito raro, não descobri quase nada sobre ele.

Na sua primeira pagina esta escrito :



COLEÇÃO SIP 

(SERIE ECONOMICA)

G. Meirs & S.M Darros


SOCIEDADE IMPRESSORA PAULISTA

Rua seuvero, 22 - S. Paulo - 1932
  



E esta carimbado como sendo o No 3:




Note as paginas amareladas , bem como o carimbo de uma escola (provavelmente pertenceu a  alguma biblioteca particular).




Eu  encontrei este livro em 2005,  jogado no lixo !!!!

Achei interessante o titulo, mas como o bom apreciador de coisas antigas, achei ainda mais interessante a data em que este livro foi impresso:  1932



Pesquisando aqui na internet, não encontrei muito sobre essa impressora SIP ( Sociedade Impressora Paulista), porem encontrei outros livros da mesma a venda ou em coleções particulares.


Uma destas pessoas que coleciona livros antigos brasileiros, menciona as obras SIP serie  economica como pequenos livros de bolso no qual fizeram grande sucesso entre os jovens nas décadas de 30 adiante. Provavelmente as edições originais eram oriundas da imprensa francesa do século XIX, e seriam traduzidas pela Sociedade Impressora Paulista. Pode ser que G. Meirs e S. M. Darros  seja um casal de escritores franceses do seculo XIX, pois  era muito comum livros de casais  escritores franceses sendo traduzidos neste periodo aqui no Brasil . Ou talvez Meirs e Darros possam ser os tradutores da historia em português, enfim , não achei nada explicando  isso, nem detalhes dos autores e tradutores.

Se por um acaso você conhece este livro seria de grande ajuda deixar um comentario neste post sobre detalhes deste livro que tenho como raro, pois acho dificil encontrar nos dias atuais um exemplar do mesmo, ja com 81 anos. Ao menos na internet ainda  não encontrei nada parecido.       



Outro detalhe interessante é a escrita usada na época , palavras com PH onde hoje usamos a letra F, enfim, o livro nos remete  ao passado, e a historia é muito legal.

Lembro de ter mostrado o livro a uma professora de lingua portuguesa do 2°grau, e ela adorou o livro e o queria muito, não emprestei pois tive medo que  ela pudesse me roubar o livro.








 Ler  este livro é uma viagem ao passado.





















O CADÁVER ASSASSINO   !!!!!!!!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário