domingo, 2 de junho de 2013

Lagartixa


Você ja viu um lagartinho simpatico desses ????



Quando eu era pequeno, lembro de pegar  umas lagartixas, que  mais se pareciam com lagartinhos em miniatura, com cerca de 5cm  aprox.  Eram muito abundantes no quintal da minha casa e em terrenos pela região onde moro. Infelizmente, nos dias  atuais, nunca  mais eu vi tal tipo de lagartixa (que recentemente descobri ser uma espécie chamada lagartixa do mato). Aqui vai uma foto, pois eram identicas  a  estas as que eu pegava quando criança:





Lembro ter  visto umas bem coloridas, eram amarelas com manchas roxo metalico, eram lindas.
 Uma pena que sumiram, pois nunca  mais  as vi.


Sempre  gostei de insetos, tinha  a mania de pegar em vidros e criar ( aranhas, besouros, lagartixas e muitos  outros) , futuramente  possa  até ser motivo de uma nova postagem aqui no blog, pois ja criei  uma  infinidade  de bichos ( inclusive um morcego !!!)


 Meu irmão também tinha a mania de pegar bichos, e dentre tantos  que  ele ja criou, havia também algumas lagartixas e lagartos que  eram encontrados pelos quintais  e terrenos  daqui.

A primeira lagartixa que criamos era de uma especie que eu não soube identificar, pois na verdade não lembro de detalhes dela, Lembro que foi devorada por um outro lagarto, que nos  encontramos em um pé de pêra.


Pesquisando aqui na net , encontrei uma foto de um lagarto muito parecido ( se não, o mesmo !), porem não identifica  a espécie.  Mas lembro que  este foi encontrado em um pé de pêra, etinha comprimento aproximado de uns 13cm.




O terceiro lagarto criado por nos,  aconteceu da seguinte  forma :

Um amigo nosso, ja falecido, estava limpando o poço na casa de sua vó, quando encontrou um lagarto  meio arisco. Sabendo que tinhamos "mania" de pegar bichos, nos trouxe  esse lagarto,(em meados de 1995). Lembro ainda que  meu pai pagou 5 reais pelo bicho.

Era um lagarto bonito, amarelo e preto, e media uns 20 cm, e  estava com a cauda  partida, pórem crescendo novamente.

Eu não sabia  a espécie, até pesquisar aqui na internet (justamente fazendo essa postagem) mas  se trata de um  "Tupinambis merianae"ou também conhecido como: TEIÚ.
 Agora, um breve  resumo sobre  este  lagarto :


 Teiú,também conhecido como conhecido como jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru.Tupinambis merianae (Tupinambis por causa dos índios Tupinambás), lagarto da família Teiidae.
É um dos maiores lagartos brasileiros (pode ter quase 2m de comprimento), e vive quase em toda América do Sul, preferindo as áreas abertas de cerrado e bordas de matas-de-galeria e abrigando-se em buracos cavados na terra.


É famoso por atacar galinheiros (atrás de ovos e pintinhos), mas se alimenta ovos, frutas, insetos, roedores, aves e outros répteis menores. Também podem comer carniça.
Em média vive uns 16 anos, em terra  e raramente sobe em árvores.
Prefere ficar próximo a capins baixos e pedras, onde gosta de tomar banho de sol. Tem hábitos diurnos.
É considerado agressivo, mas não ataca se não for incomodado. Para se defender usa a cauda como chicote.
A fêmea poe entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.
Geralmente colocam os ovos dentro de cupinzeiros (o interior dos cupinzeiros tem temperatura constante).
Quando filhotes são esverdeados, e mudam conforme vão ficando adultos.  (fonte retirada de: ninha.bio.br)

Nesta foto de Luis Fernando Schwengber, podemos observar bem detalhes como as escamas, olhos, ouvido e unhas do lagarto Teiú.
Este lagarto foi fotografado próximo a uma mata (para a qual foi levado após a foto), em Curitiba.

(fonte retirada de: ninha.bio.br)



Outras curiosidades deste  lagarto é que, certa vez ele sumiu por um longo periodo, pensamos  que  ele havia fugido, até uma bela  tarde  ele descer pela cortina da sala.

Ele ficou "hibernando" por  alguns  meses, escondido atraz do trilho da cortina da sala.

Outro fato interessante é que certa vez soltamos ele em uma piscina (dessa de pobre  mesmo, de 1000 litros rsrs)  e  o lagarto sabia  nadar !!!  E  olha, ele  nadava muito bem, inclusive  arriscando alguns  mergulhos.

  Passado alguns  anos, ele  morreu, pois  não sabiamos ao certo a dieta correta do tipo de alimentação desse lagarto, mas  ele comia carne crua, ovos e alguns  insetos.

Uma coisa que  eu aprendi conforme fui crescendo é que  não devemos, em hipotese alguma, pegar um bicho desse, tira-lo de seu habitat natural e criar ele em casa. Isso é uma  grande maldade com o bicho.

Que sirva de lição  para  as pessoas que estiverem lendo essa postagem aqui no Cronicas :  


JAMAIS PEGUE UM BICHO DE SEU HABITAT  NATURAL PARA TENTAR CRIA-LO EM CATIVEIRO.

Isso eu aprendi  na pratica, pois vi os bichinhos  acabarem morrendo, seja por doença, falta de alimentação correta ou até mesmo stress. O bicho foi feito para ser livre, não para  viver  em um  aquario. Se você  fosse  preso dentro de um vidro também não iria  gostar não é  mesmo ??  Esta é a minha mais  sincera opinião para as pessoas que gostam dos bichos a ponto de querer te-los em um vidro dentro de sua  casa (como eu fazia).


Passado os anos, eu nunca  mais vi  lagartos e lagartixas aqui pela  região, até mesmo na  praia  onde era possivel ver  muitas, nos ultimos  anos haviam sumido também.


Eis que  em meados de 2008, eu reparei  em uma lagartixa no muro da casa vizinha, e  mesmo pela  região  toda , haviam lagartixas, semelhantes  as que  eu encontrava no litoral quando eu era criança. Desde  então, as lagartixas se tornaram abundantes aqui pela  região, porem  eu nunca  parei para prestar atenção nisso até  então.


Algumas  semanas  atras, reparei em uma lagartixa vivendo dentro do meu quarto, que por sinal é muito limpo,  e pensei na seguinte  questão : De onde ela veio ? Qual sua espécie? O que  ela come ? E pensei que  ela estava de passagem , mas ja vai fazer um mes que  ela esta morando no meu quarto, detalhe interessante é que o clima  aqui esta bem frio, porem ela  sai todos  os dias aqui na parede para  passear, e  esta se acostumando com a minha presença ( sera que  ela gosta de rock ??  rsrsrs). Inclusive ontem ela posou para que  eu pudesse tirar algumas  fotos para ilustrar este post sobre lagartixas:









Bacaninha  ela, não é ?  rsrs.


Mas  estas  fotos infelizmente  não da para reparar nos detalhes dela, pois tirei as fotos meio de longe (respeitando a privacidade da lagartixa, claro). Pesquisei aqui na internet e descobri alguma coisa sobre essa espécie , e resolvi criar esse post falando de lagartixas, pode ser que você tenha visto uma dessa na sua  casa também. Agora algumas  fotos da internet, mostrando detalhes desse tipo de lagartixa, muito comum aqui onde moro :











Esta  lagartixa se chama:
 Hemidactylus mabouia, (lagartixa domestica tropical). Família Gekkonidae.


Caracterização: Corpo deprimido, membros desenvolvidos e cauda robusta. O comprimento rostro-anal varia de 20 a 70 milímetros e não existe dimorfismo sexual no tamanho. A coloração do dorso é acinzentada ou amarronzada, podendo apresentar faixas transversais mais escuras. A pele é muito fina, sendo que no dorso é coberta por grânulos (pequenos) e tubérculos (grandes). A superfície ventral dos dígitos possui lamelas muito desenvolvidas e divididas, que no quarto dígito não alcançam a palma ou a planta. As pálpebras são ausentes. Possui olhos grandes; cabeça chata; dedos dilatados e providos, inferiormente, de lamínulas transversas, que a modo de ventosas lhe permite subir por paredes lisas, deslizar pelos tetos, galgar pedreiras íngremes. Possui cinco dedos, língua protrátil e as escamas do corpo arrumam-se como telhas.

Distribuição: Esta espécie ocorre na América do Sul, África, Madagascar, Caribe e México. No Brasil a espécie ocorre em todas as regiões.

Habitat: Está sempre associada a habitats antrópicos ou periantrópicos. É bastante comum em habitações humanas. Pode ser encontrada em frestas nas casas, sob a casca de árvores, troncos caídos e material de construção.

Hábitos: É uma espécie de hábitos noturnos e pode ser facilmente observada perto de fontes de luz. Passa boa parte do tempo imóvel, à espreita de suas presas, podendo se aproximar das mesmas lentamente para depois capturá-las com uma rápida mordida. No inverno as lagartixas desaparecem de casa, porque lhe falta, naturalmente, alimento ou repousam em seu torpor hibernal.

Alimentação: Se alimenta de artrópodes, sendo os itens mais importantes baratas, grilos, gafanhotos, mariposas, tatuzinhos e formigas.

Reprodução: A reprodução ocorre durante todo o ano, sendo que cada fêmea pode depositar mais de uma ninhada durante o ano. As ninhadas consistem de 2 ovos, aproximadamente esféricos e de casca calcária, com cerca de 10 milímetros de diâmetro. Os filhotes nascem com cerca de 20 milímetros de comprimento rostro-anal e atingem a maturidade sexual perto dos 55 milímetros.

Curiosidades: Muda de cor com facilidade, dependendo da cor do substrato.


(Fonte retirada de : biodiversidade.cnpm.embrapa.br)





Agora um video que eu achei no youtube, uma  Hemidactylus mabouia caçando uma mariposa:







Outro video muito bacana que  eu achei no youtube:








Obs: 03/06/13- A lagartixa saiu  do meu quarto e foi para  outro lugar (provavelmente devida a falta de alimento.)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Nova  OBS: 09/06/13 ----  A  lagartixa apareceu novamente e continua no mesmo lugar, provavelmente  ele nunca  saiu dali, apenas ficou esses 6 dias escondida na caixa de revistas em cima do armario. Hoje foi uma tarde quente, os ultimos dias estiveram frios.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nova Obs: 18/06/2013 --  Hoje , as 1:30 da manhã soltei uma aranha (dessas de pernas finas, que ficam no canto das paredes no alto proximo ao teto)..   Soltei a  aranha na parede e ela subiu proximo ao armario onde se encontra a lagartixa. A lagartixa atacou sem piedade e devorou a aranha, foi surpreendente a agilidade dela,  foi espetacular o ataque.  xD

..............................................................................................................................................................

Nova obs: 06/07/2013 : Ela continua no mesmo lugar, hoje tentei pegar  e ela fez um barulho, tipo um "gritinho" de baixo volume rsrsrs. Limpei o lugar onde  ela vive, esta tudo certo. Esta uma noite quente  e tem outra lagartixa do lado de fora da casa, perto da minha janela.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS  FINAL :  07/07/2013  A lagartixa foi embora, sumiu, talvez ela retorne. Ela foi embora  atraz de outra lagartixa do lado de fora.  Se ela voltar eu coloco uma nova "OBS".



*******************************

Quem diria, uma  nova  oBs:  21/07/2013: O "dragãozinho" esta novamente no lugar onde  ele se encontrava  antes, oque eu me pergunto é se ele saiu  retornou ou esteve esse tempo todo no mesmo lugar escondido ???. Hoje  esta um dia chuvoso.     Breve estarei colocando novas observações.

.............................................................................................................................................................

OBS dia: 22/08/2013==  depois de 1 MES !!  eu vi ela hoje aqui no quarto, no mesmo lugar de sempre.

.......................................................................................................

05/08/2013 = JOGUEI UMA ARANHA IGUAL AQUELA QUE TINHA JOGADO AQUELE DIA PERTO DAS CAIXAS ONDE A LAGARTIXA ESTÁ. PORÉM NÃO VI A ARANHA SER DEVORADA, MAS OUVI UM RUIDO ESTRANHO PELA MADRUGADA E HOJE EU PERCEBI QUE A ARANHA DESAPARECEU .




ATUALIZAÇÃO 10 DE MARÇO DE 2016


Como pode reparar houve um "acompanhamento" da lagartixa que viveu no meu quarto em 2013

Claro ela sumiu e sumiu de vez, mas eu tentei toca-la, ela fez um barulho, tipo um gritinho e foi bem estranho rsrsrs, creio que ela sumiu por isso, tentei pega-la e ela se foi.

Ainda hoje aparecem lagartixas, por toda casa, e no meu quarto ja vi outras duas, sim sei que eram duas pois eram de tamanhos diferentes, mas não chegaram a ficar muito tempo por aqui não.

Mas a finalidade desta atualização é outra também interessante, envolvendo esses bichinhos legais..


Encontrando os ovos da Lagartixa

Encontrei aqui em casa em uma parte quebrada no muro alguns ovos, não cheguei a contar mas provavelmente tinha uns 8 ou 9 ovinhos de lagartixa.

De momento eu resolvi não mecher (se você encontrar um ovinho de lagartixa jamais deve se quer toca-los, a fim de evitar qualquer dano ao filhotinho dentro do ovo ainda em formação).

Depois de alguns dias eu reparei que tinham varias casquinhas de ovos, e apenas 4 ficaram inteiros (provavelmente os filhotinhos não se deselvolveram). Passado alguns meses os ovinhos ainda estavam lá, confirmando minha teoria que estes não se desenvolveram.

Claro, a curiosidade foi grande, eu tinha que tirar os ovinhos e fotografar para mostrar para vocês hehehe



 Eis o lugar onde os ovos foram encontrados, é um lugar bem alto... Sempre tem lagartixas nestes muros.


Os ovos estavam nestes buracos dos tijolos, da p ver um ali se prestar bem atenção ou dar um zoom na foto, Infelizmente minha maquina fotografica é antiga e não fica muito nitida a foto.


Com um gravetinho bem fino consegui tirar um, olha só o tamanho


Tinha 4 ovos la, mas consegui tirar apenas 3, pois é uma fresta muito estreita e não consegui tirar todos. Infelizmente um se quebrou quando fui tirar, estava cheio de mini formigas dentro rsrsrs.





Aqui um zoom para detalhar melhor





Resolvi abrir o segundo ovo que restou, para ver o seu conteudo e era isso ai...

Essa coisa preta com um mal cheiro horrivel... Ecaaa !!!  rsrsrs. 

Isso é um feto de lagartixa que não se desenvolveu, interessante não ?




RESPEITEM AS LAGARTIXAS, NÃO AS MATE NEM AS PERTURBE, QUANDO ENCONTRAR UMA DEIXE-A SEGUIR SEU CAMINHO NA PAZ


AS LAGARTIXAS COMBATEM OS INSETOS QUE NOS FAZEM MAL, COMO A ARANHA MARROM E O MOSQUITO DA DENGUE...

 

 PENSEM NISSO !!! 













Um comentário:

  1. Está muito legal o seu texto sobre lagartixa. Um texto com muitas informações. Parabéns!

    ResponderExcluir