sexta-feira, 21 de junho de 2013

Coleções Inusitadas PART 2









CARTEIRAS DE CIGARRO ANTIGAS




Mais uma vez a nostalgia enche a memória quando se trata de carteiras de cigarro antigas...

Quando criança, lembro em uma das mudanças para outra residência encontrar uma caixa bem surrada e cheia de caixinhas coloridas, achei aquilo muito legal, na época eu tinha 4 anos de idade, porem ainda me recordo do momento.


Perguntei ao meu pai sobre o que se tratava aquelas caixinhas legais pois não tinha a minima noção sobre o que se tratava aquilo; Eis que  meu pai disse :

- É uma coleção de carteiras de cigarro antigas.

  Junto a resposta veio a advertência: JAMAIS FUME ESTA MERDA !!!!  rsrs

Era o jeitinho de explicação paterna que nós tivemos, modéstia a parte, fui criado com muita educação e respeito, as vezes eu vejo que nos dias de hoje faltou muito isso, esse tipo de educação que recebemos dos pais antigamente com castigos e surras, o que é absolutamente proibido atualmente . Por  isso que hoje em dia tem muito moleque folgado, que não da valor a nada, pois nunca levou uma surra e sempre foi mimado pelos pais, isto influencia na vida adulta, pois a pessoa se torna uma folgada e quer tudo na mão. O governo não da a mínima para a educação e quer influenciar na forma como os pais educam seus filhos, eu acho isso um absurdo !!! Mas... 
 Enfim vamos voltar ao assunto das carteiras  antigas.



Passado um tempo meu pai resolveu me dar a coleção, isso nos anos 90, inclusive cheguei a pegar algumas carteiras na rua com intenção de aumentar a coleção, mas confesso que não tinha muito "empenho" em ficar pegando carteiras de cigarro, pois tinham um cheiro ruim e eu sempre detestei cigarros. ( GRAÇAS A DEUS EU NÃO  FUMO !!!); porem nada contra quem fuma, particularmente  eu odeio cigarros, mas  enfim ..  Eu acabei parando de pegar carteiras de cigarro e resolvi guardar somente a coleção herdada do meu pai.



Eis que quando eu escrevia a postagem sobre os chaveiros antigos, encontrei no fundo do bau a coleção que  me foi herdada la nos anos 90, a COLEÇÃO DE CARTEIRAS DE CIGARRO  ANTIGAS.


Muitas  estavam péssimas devido a má conservação (o tempo não perdoa o papel, infelizmente).

Tive que jogar algumas carteiras  fora, pois  estavam muito podres já, quase se desmanchando. Eu tirei foto de algumas delas e depois, obvio eu guardei elas de uma forma mais consciente, e as  mantenho o mais intactas possivel agora. Isto estou falando sobre as carteiras de papelão, pois as de papel eu ja tinha feito um "book"  a alguns anos atrás a fim de guardar corretamente a coleção.




Vejamos algumas fotos das carteiras "box" de papelão da minha coleção :










        A grande maioria das carteiras que eu tenho são dos anos 70, americanas, brasileiras e outros paises
( Japão, Argentina,  México, Reino Unido, Indonésia e outros.)








Cigarro Carlton fabricado aqui no  Brasil pela Companhia de Cigarros Souza Cruz, do ano de 1976 :


 



 Aqui um comparativo de 20 anos : Na direita da foto abaixo uma carteira Carlton de 1976, e na esquerda uma Carlton de 1996.






       Carteira de cigarro da marca Orleans, do ano de 1977, fabricados no Brasil.








Carteira de cigarros de luxo Dunhill dos anos 70, fabricados em  Londres.






 Mini -carteiras de cigarro, pesquisei na internet mas não encontrei nada a respeito delas. São carteiras que contem 5 cigarros, e com uma descrição de VENDA PROIBIDA, provavelmente cigarros promocionais talvez amostra-grátis



Comparativo entre uma carteira de cigarro tamanho comum e as mini -carteiras








Carteira de cigarro da marca Philip Morris do ano de 1973 made in U.S.A. Detalhe curioso: Embalagem de plástico !!!



Embalagem plástica ao invez do papelão fino como nas carteiras "box" comuns.





Carteira de cigarro Hollywood do ano de 1994, ao lado uma mini carteira da mesma marca, dos anos 70 e uma caixinha de fósforos promocional também da mesma época.






Rothmans International  1973

Note o selo com o preço  em Cruzeiros Cr$



Cigarros Pall Mall do ano de 1974, made in U.S.A







Cigarros More made in U.S.A do ano de 1974.



Propaganda dos cigarros More de 1974 :







Cigarros Lark do ano de 1973, made in U.S.A





Propaganda americana dos cigarros Lark, data de março de 1974:




Cigarros KENT, este  em especial foi fabricado na argentina no final dos anos 60.



Propaganda americana dos cigarros KENT do ano de 1963:






Cigarros Parliament  , O exemplar da direita é made in U.S.A dos anos 60, e o exemplar da esquerda é fabricado no Brasil, no começo dos anos 80.

Vista lateral:



Propaganda americana de cigarros Parliament do ano de 1962:





Cigarros Gudang Garam, fabricados na Indonésia, da decada de 90:








Cigarros Philip Morris International do ano de 1969, made in U.S.A



 Note os cigarros ainda lacrados, parecem "barras de ouro" .. Isto faz a alegria de qualquer colecionador...













 Carteira de cigarro  State Express 555  - Londres, do ano de 1960 :





 State Express 555 é uma marca de cigarro (hoje conhecida simplesmente como 555), originalmente fabricado no Reino Unido pela Ardath Tobacco Company. Os direitos sobre a marca no exterior, com exceção do Reino Unido, foram adquiridos pela British American Tobacco (BAT), em 1925.    Foi amplamente vendidos em todo o mundo, incluindo a Bélgica, Brasil, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Quênia, Rússia, Arábia Saudita, Serra Leoa, Singapura, Taiwan, Tailândia, Uganda, Reino Unido, e os Estados Unidos. Hoje, a marca ainda é muito popular na Ásia, especialmente na região da Grande China (incluindo a China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan), Vietnã e Camboja. Alguns recursos sugerem que é a marca estrangeira mais conhecida e popular na China.


O CIGARRO 555 NA II GUERRA MUNDIAL :

Na Segunda Guerra Mundial, a 555 enviou uma remessa de cigarros ao general Montgomery, do 8º Exército. Montgomery distribuiu os cigarros  aos seus combatentes e enviou uma carta pessoal de agradecimento a Ardath Tobacco Co.

OUTRO FATO CURIOSO :

Os cigarros 555 eram populares na China , pois o numero 555 é considerado um numero da sorte por lá. O presidente chines Mao Tse Tung tinha como cigarro favorito o 555.




Aqui uma propaganda State Express 555 , da data de 22/11/1930:




Agora, uma das carteiras  mais raras da minha coleção :






Cigarros "ovais" da marca FULGOR da decada de 40:


Esta é uma foto da propaganda original dos cigarros Fulgor do ano de 1939 :




Este cigarro ficou famoso por oferecer "brindes", com cheques contendo uma  certa quantia de dinheiro na época.


 Esta carteira é uma das mais raras da coleção, pois tem mais de 70 anos... Sem contar que como eu disse anteriormente: "O tempo não perdoa o papel",é muito dificil encontrar um exemplar original desta carteira de cigarros nos dias atuais.





E agora o "book" com as carteiras de cigarro desmontadas :











































Repare que as ultimas são as que  eu peguei ainda na decada de 90, ja a TEN (ultima do album) é do ano de 2008 (note a foto da campanha anti-tabagismo que acompanha as atuais carteiras de cigarro).

Esta coleção conta com 241 carteiras de cigarro antigas.

Quero deixar claro que a intenção do blog é mostrar apenas a coleção de carteiras de cigarro;
 SEM FAZER APOLOGIA AO CIGARRO !!!!  



O CIGARRO É MUITO PREJUDICIAL A SAUDE.



PARTICULARMENTE  EU ODEIO CIGARRO, PORTANTO, SE VOCÊ DA O DEVIDO VALOR A SUA SAUDE, NÃO FUME !!!!




 Veja  essa foto :











































8 comentários:

  1. Aquele fulgor ali eu comprei o meu mint(são embalagens direto de fábrica, desprovidas de dobras e marcas de cola) a 17 reais.
    Tem muitas marcas bem antigas mas apesar disso grande parte delas não custam caro é possível conseguir as vezes em excelente estado de conservação.
    Se ainda não conhecer, veja o cadastro de todas as marcas brasileiras na ACECA através desse link http://www.aceca.com.br/OnLine/SA_A/cadastro2.asp
    Para ver as outras letras basta apenas trocar a letra (tire o A e coloque o B e assim por diante) que aí vc vai ver cada marcas e seus respectivos códigos.
    se vc procurar no google achará outros link mas qualquer dúvida me retorne pelos
    e-mails: pianista1000@hotmail ou r.herbert@ymail.com
    É muito legal.
    Este link é do site www.aceca.com.br , do Ricardo Locatelli que é o fundador da ACECA(associação dos colecionadores de embalagens de cigarro e afins).
    Na aceca este fulgor é do código F060.
    Visite lá.
    É bem legal.
    Se vc ainda coleciona lá vende também.
    Mas as marcas do link a cima não estão a venda e só serve como catálogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bacana Herbert Rocha, estes sites são bem legais. Esta coleção eu herdei, mas não tenho interesse em continua-la. A minha Fulgor passou décadas guardada entre gavetas e caixas e quando descobri a idade fiquei surpreso por isto ainda existir, ainda mais pelo fato de ser de papel, que é uma coisa muito facil de se deteriorar com o tempo.. Sem duvida é um pedaço da historia brasileira. Os links que você passou são de grande valia para esta postagem, muito obrigado Herbert

      Excluir
    2. Olá Guilherme, ainda tem sua coleção, não tem mais interesse, poderia entrar em contato comigo pelo o meu email: fernando.alaxiel@gmail.com

      Compro coleções e avulsos tbm. Lindas marcas vc tem! Abraços

      Excluir
    3. Olá Fernando, Obg por gostar da postagem e das minhas carteiras antigas :) Olha quando eu disse que não tenho interesse é em continuar juntando carteiras de cigarro para coleção, pois não tenho tempo nem empenho para isso, porém eu quero guardar a coleção do jeito que meu pai deixou. Infelizmente não tenho interesse em vende-la, mas se eu mudar de idéia podemos conversar um dia. Abços

      Excluir
  2. Amigo, por favor entre em contato comigo pelo seguinte email : LZECCHIN@UOL.COM.BR

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Legal ,dps de 12 anos ainda tenho mh coleçao de carteirs de cig.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom amigo! Parabéns pela coleção e principalmente pela advertência!

    ResponderExcluir
  5. Meu tio fumava esse Fulgor, se você sem querer aspirasse a fumaça, ficaria "chapado" o dia todo! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir