segunda-feira, 17 de junho de 2013

Coleções Inusitadas PART 1





 CHAVEIROS  ANTIGOS 

1950 - 1960 - 1970 - 1980 - 1990.



Estava arrumando as coisas quando encontrei uma caixa em que eu não mexia ja fazia 11 anos..

Aquele momento nostálgico encheu minha cabeça quando abri a caixa com uma coleção de chaveiros  antigos.


Chaveiros  antigos...  Existem pessoas que colecionam inimagináveis coisas, inclusive chaveiros. A historia começa a muitos anos atrás, quando um familiar resolveu jogar no lixo uma caixa com uma centena de chaveiros antigos.  

 Provavelmente herdei do meu pai o gosto em colecionar coisas (80% das minhas coleções são heranças paterna).  Pois bem,  avisado sobre o conteúdo do "lixo" resolvi resgatar para uma pequena coleção a qual eu ja tinha, iniciada por parte de pai, na qual ja existia cerca de uns 10 chaveiros que coincidentemente seriam da mesma época destes.

Creio que essa mania de colecionar chaveiros seja uma coisa mais  antiga, presumo que  era meio comum as pessoas colecionarem  chaveiros nas décadas de 70 e 80 aqui no Brasil, pois são encontrados com certa facilidade em sites de compra e venda aqui na internet, chaveiros destas épocas. 

Os chaveiros da minha coleção estavam todos unidos uns aos outros, esticando- os  daria uma "tripa" de chaveiros de 3metros aprox.   Veja : 






 E foi um trabalho muito chato retirar um por um, sem contar a ferrugem que estava em algumas peças.



                                 


Até que consegui tirar todos, limpar e catalogar cada um, pesquisar datas e tudo mais.







São todos dos anos 70, com exceção alguns de 60, 80 e uma minoria do inicio dos anos 90, e um bem raro dos anos 50.






Aqueles que ja eram herdados de pai são, na maioria aqui do Paraná, porem, os que foram resgatados do lixo são grande parte de SC,RG e PR  também, alguns raros são do Paraguai e outros países.


Eu separei por temas alguns chaveiros :



Estes são de  carros, postos de gasolina, revendedoras e serviços automotivos em geral. Porem tinha  alguns de marca de óleo para autos e outros que não achei interessante mostrar.


Aqui são alguns religiosos :








Estes são de futebol, são times de SC, e um bem legal da Copa do Mundo de 1974 :






Signos, lugares e países :







Instituições publicas, privadas e estaduais do PR :







Estes são objetos estranhos e engraçados:





E o resto, a grande maioria são propagandas  antigas diversas, empresas que grande maioria nem existem mais, ou mudaram de nome. A coleção conta com pouco mais de 170 chaveiros.







COPA DO MUNDO DE 1974 :








                           Estes são da antiga TV Iguaçu, canal 4 aqui do Paraná dos anos 70.






Ja este dos anos 70, é um tanto sugestivo e engraçado:






E  estes  são os mais antigos, dos anos 60 :


O segundo, da direita para esquerda é o mais antigo, de 1954.




Bom, esta é a minha coleção de chaveiros antigos  , relembrando os bons e velhos tempos...  Aquele momento nostálgico, pois muitos desses chaveiros eu brincava quando criança, muitos se perderam ao longo destes  anos, mas estes sobreviveram até hoje, e estão ilustrando aqui esta postagem de coleções inusitadas.













2 comentários:

  1. Fala sangue bão. Maneira a sua coleção. Eu tenho um cheveiro que é da Chevrolet, ele tem o símbolo da chevrolet e no verso tem um opala. O interessante é o telefone que só tem 4 dígitos. Fiz uma pesquisa e descobri que é da década de 50. Anota o meu email que eu te mando algumas fotos. Abraços. Vitorcarvas@hotmail.com

    ResponderExcluir