segunda-feira, 4 de março de 2013

CIGAR BOX GUITAR





VOCÊ JA VIU UMA GUITARRA IGUAL A ESSA ?







CIGAR BOX GUITAR
(fonte extraida de : Wikipédia, traduzido sem correções.)

 O cigar box guitar (inglês para "guitarra de caixa de charutos") é um antigo instrumento de cordas, tem esse nome devido as características semelhantes das caixas de charutos com os quais eram construídos. Não possuem dimensões, cordas e sons padronizados. Geralmente são feitos 
utilizando-se de duas a quatro cordas, semelhantes a um banjo.





Particularmente, eu descobri essa guitarra por  acaso na internet, pois aqui no Brasil é um tipo de  instrumento pouco conhecido, dificilmente  encontrado em  alguma  loja a venda (nunca encontrei nenhuma). Nos Estados Unidos é um instrumento bem comum e assistindo ao Youtube vi varias pessoas por lá fazendo suas cigarbox guitars de forma 100% artesanal, de vários tamanhos, formas e  afinações diferentes.

Veja estas fotos pesquisa no google imagens:














Resolvi também fazer uma cigar box guitar, usando uma antiga caixa que estava jogada na minha garagem.
  
CONSTRUINDO UMA C.B.G  :

Acredito que  a caixa é de marupá, pela coloração e leveza da madeira, o tampo é um laminado que  encontrei de um fundo de gaveta antiga, e a escala é de uma ripa que  vai na beirada  da porta (tipo sarrafo).

Eu usei o que tinha disponível de ferramentas por aqui, um serrote velho, cola de madeira, pregos e uma  faca de cozinha.

O captador usado é um single coil chinês, e um mini potenciômetro de 250 K, comprado por 1,50 R$ em uma loja de eletrônica faz o papel do volume.  

Já  a peça de inox que faz o ressonador é um ralinho de pia. As tarraxas  são de violão e foram adaptadas, a ponte  eu fiz  usando um pedaço de cano de ferro.



































































































Tem também um video para que você tenha uma noção do som dessa "Guitarra Quadrada" C.B.G :







Espero que tenham curtido essa guitarra  quadrada, e criem coragem para  fazer também uma C.B.G, uma  atividade muito prazerosa e além disso tem o resultado final, que é o som  do seu próprio instrumento artesanal, é muito bacana. Se o fizer com  as  ferramentas  corretas  o trabalho sem duvidas vai ficar com um acabamento final muito bacana.


Infelizmente  eu não possuo mais  este  exemplar C.B.G, porém , tenho certeza que  quando eu fizer a segunda C.B.G  ( agora  eu tenho as  ferramentas  próprias  para esse  serviço  hehehe),  vai  ficar com um acabamento 100000x melhor  que  esta primeira, e com certeza será  assunto para um próximo post aqui no Crônicas do Fantástico Maluco.

















Um comentário:

  1. CARO VENDEDOR..SOU MUSICO ESTOU PRECISANDO DE UMA CBG ...POREM COM TRES CORDAS.VERIFICO NAS FOTOS A SEQUENCIA DA MONTAGEM. POR CASO VC SERIA LUTHIER. SE FOR OU SABER QUE POSSA FAZER UMA DESSA GOSTARIA QUE ME AJUDASSE, POIS PRECISO DE UMA GUITA DESSA COM AQUELE SOM VINATE DO DELTA BLUES. PENSEI AM ALGO COM CAPTAÇÃO SINGLE COIL, UM CAPTADOR PROXIMO A PONTE. TENHO UMA PRIMA QUE MORA NOS U.S.A.QUE PODE TRAZER PRA MIM DE LÁ, MAS DEPENDENDO DO VALOR QUE EU CONSEGUIR POR AQUI EU MANDO FAZER NESSAS CARACTERISTICAS.OBRIGADO

    cesar.bilalis@hotmail.com

    ResponderExcluir